Viajar é um dos momentos mais esperados, e uma possível pane no veículo não pode estragar todos os planos. Portanto antes de colocar o carro na estrada é fundamental realizar uma revisão. Junto com a preocupação de não haver algum imprevisto com o automóvel vem a grande dúvida: “O que verificar no carro antes de viajar?“.
Anota aí as dicas:
Não há como ficar isento de imprevistos em uma viagem, porém verificar os principais itens do carro antes de pegar a estrada é a maneira mais eficiente de reduzir muito as chances de algo dar errado com seu automóvel no meio do caminho.
A iluminação do veículo garante uma boa visibilidade em viagens noturnas, e sinaliza frenagens (luz de freio), mudança de direção (setas) e ajuda na segurança em dias com pouca visibilidade (neblinas e chuvas), portanto verificar o bom funcionamento das lâmpadas do seu carro ou moto é fundamental, além disso evita possíveis multas de trânsito. Essa verificação pode ser feita por você mesmo, e caso necessite substituir alguma lâmpada você pode verificar como fazer isso no manual do seu veículo, ou então pedir auxilio ao seu auto-elétrico. Não se esqueça de verificar a lâmpada da placa, caso esteja queimada você pode ser penalizado por um guarda de trânsito.
Qual foi a última vez que verificou a bateria do carro? A bateria tem data de validade, verifique se a do seu veículo está em dia, caso não esteja é essencial realizar a troca, caso perceba alguma falha como baixa tensão, oxidação e/ou zinabre nos polos da bateria o ideal é consultar um auto-elétrico.
Você tem algum posto de confiança? Portanto abasteça nele, deixar um combustível adulterado acabar com os planos de viajar não é nada legal. Consulte a postagem: “Como evitar combustível adulterado” e não seja enganado na hora de abastecer.
Seu carro é flex? O que vale mais a pena na estrada, etanol ou gasolina? Veja o link: “Álcool ou Gasolina“ e economize dinheiro abastecendo com o combustível que melhor rende na estrada.
Verifique o nível do óleo do motor, e a validade do mesmo, sempre consulte o manual do seu veículo ele indica qual o óleo ideal, o período de troca e indica onde se localiza a “vareta” que mede o nível do mesmo.
O mesmo serve para óleo de freio, transmissão e diferencial (para carros com tração traseira) a falta de lubrificação reduz o tempo de vida útil das peças e pode acarretar em sérios problemas para o automóvel.
Filtro de óleo do motor, combustível e ar são fundamentais para o bom funcionamento do motor, deixar que o prazo ideal de troca passe faz com que os mesmos possam acumular sujeira e até mesmo entupir, consulte o manual do veículo e acompanhe sempre o período de troca.
O sistema de arrefecimento é responsável por manter correta a temperatura de funcionamento do motor, portanto sempre respeite o limite de troca do líquido do radiador, não deixe o mesmo em níveis abaixo do recomendado e peça para o seu mecânico avaliar o funcionamento da bomba d’água, ventoinha e válvula termostática.
Substituir as correias evita você a ter graves problemas no motor, caso a correia dentada quebre o motor irá parar de funcionar e provavelmente isso irá trazer um grande prejuízo financeiro.
Verifique as pastilhas, lonas, discos ou panelas do seu carro, a confiabilidade do freio é primordial, principalmente em trechos serranos.
A estabilidade do seu veículo é agravada quando a suspensão não está em bom funcionamento, pivôs, buchas, terminais, bandejas e molas precisam ser avaliadas pelo seu mecânico.
Manutenção barata e essencial, velas e cabo de vela novos ajudam o veículo a melhorar o desempenho, economizar combustível e garante o bom funcionamento do motor.
Consulte o artigo: “Como evitar a Aquaplanagem” essa dica ajuda a saber como agir caso isso aconteça, e também informa a necessidade de ter pneus em bom estado. Pneus “carecas” podem causar acidentes, nunca saia com seu veículo com pneus sem condições de uso. Não esqueça de fazer um alinhamento e balanceamento caso necessário, o desalinhamento tira a estabilidade e pode prejudicar a banda de rodagem do seu pneu.
Não esqueça de calibrar os pneus e o estepe, vide a calibragem correta com o fabricante do pneu ou no manual do seu veículo.
É sempre bom ter uma pequena caixa de ferramentas em seu veículo, alicate, chave de fenda, chave Philips e lanterna podem te ajudar com pequenos reparos.
Chave de roda, estepe e triângulo e macaco, esses quatro itens garantem que você não fique na rua por um simples pneu furado.
Limpar bem os espelhos e vidros do veículo ajudam na visibilidade, a sujeira reflete luzes a noite e isso piora na chuva, você pode até mesmo cristalizar os vidros e passar algum produto anti-embaçante para não ter problemas.
Verifique se as borrachas das palhetas, em caso de desgaste e ressecamento as mesmas não fazem um bom trabalho.
Não esqueça de completar a água do limpador do para-brisa, você pode precisar.
Esses são os itens principais para verificar, porém caso tenha feito alguma manutenção recentemente peça ao seu mecânico uma avaliação preventiva, e caso escute algum barulho estranho verifique antes de dirigir em rodovias, alguns barulhos são sinais que algo não está certo.
Já revisou tudo? Aproveite sua viagem!
FONTE: http://guinchoautosocorro.com.br